| Hipocrisia na Fiscalização da Noite |
|
|
|
| Terça, 18 Setembro 2007 11:51 | |||
|
Vieram recentemente a público, notÃcias de mortes nas noites de diversão nocturna. De
imediato apontaram os senhores jornalistas, o dedo aos supostos
culpados: OS SEGURANÇAS! Segundo eles, o problema residia na
rivalidade em "grupos de seguranças" supostamente a ajustarem contas
entre si e demarcar territórios!! E começa assim um perÃodo, mesmo
que breve, de protagonismo da nossa querida classe!
Como é possÃvel ainda haver tanta ignorância no tratamento da informação?!! Deverei chegar á triste conclusão que a classe jornalÃstica de hoje é pouco rigorosa e limita-se, antes de investigar, a dizer o que "acha" sem certeza?! Se assim não é, então SENHORES JORNALISTAS, expliquem-me como AINDA não sabem o que são SEGURANÇAS, o que é REALMENTE a SEGURANÇA PRIVADA?! Depois, a pouco e pouco, e porque houveram vozes que se levantaram (graças a Deus), e uma delas da NOSSA COMISSÃO, lá se foi pondo os "pontos no is", dizendo que afinal, estas ocorrências NADA TÊM A VER COM A SEGURANÇA PRIVADA! UFA!!! Fui seguindo os comentários até que tomo conhecimento que a PSP (por quem tenho um enorme respeito, mas só) tinha afirmado que se até á data das mortes nada foi feito foi por falta de denúncias! Ora que pena numa altura em que tal afirmação é feita, não puder eu mesma desmentir esses senhores. Afinal, quantas denúncias são necessárias para investigar ilegalidades e comportamentos criminosos? Uma, duas, dez, mil, milhões? Ou não seria apenas necessária UMA, desde que devidamente fundamentada e a pessoa denunciante, devidamente identificada!!!! Pois, bem, apesar de eu ter conhecimento que MUITOS já o fizeram inclusivamente empresas, EU pessoalmente enviei para a PJ, Ministro Administração Interna, Inspecção de Trabalho, PSP e GNR, várias denúncias sobre a segurança ilegal na noite. Decorrido um ano, não vi os estabelecimentos encerrados como estão a fazê-lo agora no Porto e pior, as pessoas denunciadas, continuam a trabalhar até hoje da mesma forma no mesmo sÃtio!!! O que consegui foi apenas ao nÃvel das fiscalizações, levantamento de autos etc. Grande coisa!! E se amanhã, estes estabelecimentos forem palco de uma chacina? GARANTO-VOS QUE SAIO DO ANONIMATO e levanto a voz contra este sistema hipócrita de falsa preocupação com o sector! O que se passa realmente, é que as autoridades fiscalizadoras não querem saber do assunto. Primeiro porque há MUITA GENTE dentro das próprias forças de segurança, a fazerem trabalhos na noite. Pessoalmente conheço alguns. Por isso, quando se pede uma fiscalização a este ou aquele estabelecimento, limitam-se a "incomodar" o porteiro, que normalmente é legal (pertence á segurança privada) e tem tudo em ordem! E os outros? Bem esses, como "não estão identificados e fazem-se passar por clientes, apesar de serem conhecidos da PSP", NÃO PODEM FAZER NADA(esta afirmação foi feita na minha presença por um comissário da PSP). Perguntei a esse senhor se quando se faz uma investigação no mundo da droga, é necessário ter um crachá no peito a dizer que é traficante, para poder PROVAR que estão a cometer um crime. Não respondeu. Por outro lado, é notório o MEDO que se tem desses indivÃduos...  Fala-se também que a noite está entregue aos ditos grupos de seguranças ilegais que pertencem a máfias da noite, de crime organizado... Sim, sem dúvida que o negócio evoluiu para esta vertente . Mas não é só. Maioritariamente são "micro empresas" ilegais de segurança privada constituÃdas por grupos de indivÃduos angariados em ginásios, alguns com cadastro, sem formação, e que por conta e risco, OFERECEM os seus serviços aos empresários que, por os acharem "bonitos" os colocam a trabalhar supostamente para dar segurança ao seu estabelecimentos. Estes indivÃduos movimentam-se um pouco por toda a parte desde discotecas a festivais. O modo operandi é sempre o mesmo: trabalham DENTRO do estabelecimento ou, se for um festival, dentro do recinto. NÃO POSSUEM IDENTIFICAÇÃO. Numa denúncia feita á um ano atrás, num festival, a GNR actuou, notificando toda a gente, mas... continuaram lá... até ao final do evento! Numa leitura atenta á legislação do sector, sabemos que, qualquer espaço público onde se dance,  tem de ter segurança privada no seu interior, consoante a capacidade total de cada estabelecimento ou evento. Então, pergunto: se não podemos identificar os ilegais, porque técnicamente eles não existem, então porque se mantém o estabelecimento em funcionamento com AUSÊNCIA TOTAL DE SEGURANÇA PRIVADA NO SEU INTERIOR? Porque não foi aquele evento CANCELADO POR FALTA DE SEGURANÇA PRIVADA DENTRO DO RECINTO? Mas digo mais... O MAI atribui alvarás a "ex- mico empresas" de segurança ilegais que se encontravam no mercado a laborar há mais de 5 anos! Pensando eu, em tempos, que este fenómeno acontecia por "ignorância", enviei, á cerca de 1 ano, um documento a explicar o que sabia sobre esta matéria, indicando até as autodenominações com que cada uma dessas empresas se apresentava no mercado e durante quantos anos essa ilegalidade se mantinha.  Para espanto meu, em 2007, constato que as ditas passam a ter alvará e a usar as denominações que já possuiam!  Hoje, já com alvará, e com uma experiência larga adquirida no sector de forma ilegal, trabalham com os mesmos indivÃduos, da mesma forma, dando apenas a cara onde a PSP pode efectivamente incomodar!!!! Falta apenas dizer que essas pessoas são as mesmas que me ameaçaram de morte(sim, porque neste paÃs, pede-se o anonimato e passado 2 dias, já todos sabem o autor da denúncia), a mim e á minha famÃlia! Mesmo com a ASAE a fechar alguns estabelecimentos, NÃO ACREDITO que sem uma mudança profunda das leis do sector, este fenómeno acabe. Há que implementar medidas de coação mais pesadas para estes casos. Deixo no ar esta pergunta para reflexão: se algum de nós se fizer passar por polÃcia, vai preso. Então, se nós somos agentes da segurança privada e desempenhamos um papel importante junto das forças de segurança, porque razão é que alguém que se faz passar por SEGURANÇA não é detido imediatamente? Uma boa semana A PANTERA Share
|
| Apoio ao Portal da Vigilância no suporte dos custos de manutenção e navegação. |

![]() | Today | 5338 |
![]() | Yesterday | 6867 |
![]() | This week | 18177 |
![]() | Last week | 46369 |
![]() | This month | 45733 |
![]() | Last month | 218842 |
![]() | All days | 6877107 |
Os membros ou visitantes não utilizarão o Portal da Vigilância para transmitir, comunicar ou difundir de qualquer forma, opiniões ou conteúdos ilegais, difamatórios, de lesa terceiros ou que de qualquer outro modo, atentem contra os valores do Portal ou a dignidade das pessoas.
Os comentários inseridos, são publicados com edição prévia (moderados), mas serão sempre da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
A administração reserva-se ao direito de eliminar os comentários que não cumpram as regras das condições de utilização do Portal.
-- A Administração do Portal da Vigilância